segunda-feira, 28 de abril de 2014

Novo projeto educacional da prefeitura traz mais visibilidade para assuntos ambientais nas escolas de Curitiba

Implantação de aulas obrigatórias de sustentabilidade ambiental é um dos principais objetivos da iniciativa

Reportagem Julia Kreuz

O projeto Sustentabilidade - Mais Tempo de Vida apresentou suas propostas e materiais de divulgação no mês passado (Foto: Valdecir Galor/SCMC (www.curitiba.pr.gov.br))

A Secretaria Municipal da Educação e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba lançaram, no mês de março, o programa Sustentabilidade – Mais Tempo de Vida, que consiste na implantação de estudos e atividades ambientais para o Ensino Fundamental. A ideia, que surgiu no ano passado, visa formar os alunos como pessoas conscientes e informadas sobre as questões ambientais e sobre quais atitudes podem ser tomadas para maior conhecimento das questões sobre meio ambiente e como lidar com elas no dia a dia. O projeto apresenta três pilares principais. A unificação do currículo de unificação ambiental para todas as escolas municipais, a gestão de resíduos sólidos e a formação continuada. Além disso, serão promovidas discussões escolares sobre temas ambientais.

A jornalista ambiental Mônica Pinto, especialista na área, afirma que ações como essa são importantes, pois a receptividade de crianças para esse tema é muito maior que a dos adultos. “Elas, de modo geral, expressam ao menos algum afeto e preocupação com os animais e as plantas, por exemplo, movidas pelo mais puro sentimento”, afirma a jornalista. Desse modo, é interessante aproveitar esse sentimento infantil para demonstrar como preservar os recursos naturais, e como é importante essa preservação. Esse tipo de iniciativa tem um impacto positivo na sociedade futura, como explica a jornalista. “Muitos dos danos causados ao meio ambiente cotidianamente não nascem de "maldades" das pessoas que os perpetram e, sim, da ignorância sobre o assunto”, declara. A informação, portanto, tem um papel essencial na construção de uma sociedade ambientalmente consciente. A especialista teme, porém, que a disciplina escolar de estudos ambientais se torne, nas escolas, uma disciplina de pouca importância, que os alunos não a levem a sério. Para que isso não aconteça, ela explica, é preciso trabalhar o tema de forma prática, de modo a aproximar os alunos do assunto no seu cotidiano.

A eficácia desse projeto depende, também, do engajamento das escolas, professores e alunos. A professora do Colégio Estadual Manoel Ribas - localizado no bairro Prado Velho - Ana Cláudia Oliveira conta que, no ano passado, o tema da Feira de Ciências da escola foi a sustentabilidade. “Todos os alunos e professores se engajaram em aprender mais sobre sustentabilidade e apresentaram bons trabalhos, inclusive para os pais e comunidade escolar em geral”, conta a professora. O projeto Sustentabilidade – Mais Tempo de Vida, portanto, apresenta grandes chances de ser bem sucedido, se considerado esse exemplo.

Ana Cláudia acredita que a implantação de aulas obrigatórias sobre meio ambiente, que é uma das propostas do Projeto, pode ser um bom caminho para a disseminação da consciência ambiental. Afirma, também, que o conteúdo dessas aulas devem se estender a toda a comunidade escolar. A professora explica que, sem essas ações, o futuro da humanidade é incerto. “Vemos hoje cidades poluídas, água potável com sério risco de falta num futuro não muito distante e uma mãe natureza às vezes bem enfurecida. Esses fatores justificam intensificar os esforços da educação, o único meio pelo qual o futuro possa ser mudado.”

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