domingo, 27 de abril de 2014

Picolés mexicanos fazem sucesso na capital paranaense


O objetivo do produto é proporcionar uma experiência diferente ao público

Reportagem Júlia Ledur

A paleta, sobremesa mexicana, vem ganhando espaço no mundo gastronômico brasileiro. Em Curitiba, o sucesso foi praticamente imediato, após a inauguração da pioneira nacional, a Paleteria, em 2011. Depois disso, outras quatro lojas surgiram na capital, expandindo a novidade. Uma das maiores da cidade, a Los Paleteiros, tem duas unidades em Curitiba e dez no Brasil, e produz 10 mil paletas por dia.


A paleteria pioneira em Curitiba conta com 42 sabores diferentes da sobremesa. (Foto: Paleteria)

O sorvete mexicano surgiu na década de 1930 e é uma das sobremesas mais apreciadas no seu país de origem A iguaria tem alguns diferenciais em relação ao picolé convencional: não leva qualquer tipo de conservante, emulsificante ou gordura hidrogenada. Além disso, conta com uma produção exclusivamente artesanal. Os picolés são montados e congelados um a um, com frutas frescas e naturais.

A administradora comercial da Paleteria, Andreia Magalhães, 40, afirma que a produção em pequena escala é o grande diferencial do produto. ''Nós não utilizamos nem polpa de fruta congelada'', diz Magalhães. Segundo ela, o objetivo da experiência é resgatar o prazer de um produto verdadeiramente natural.


O diferencial do picolé mexicano é a produção artesanal e totalmente natural. (Foto: El Cacto Paleteria)
                                       
Além do modo de produção e da composição, as paletas se diferenciam também no tamanho – são maiores que os picolés convencionais – e na consistência. Produzidas à base de água, frutas, açúcar, creme, também podem ser recheadas. Para a engenheira de alimentos Lirian Moreno, o fato de o produto ser saudável e natural chamou muita atenção para o aumento do consumo do sorvete. ''Eles possuem uma quantidade maior de vitaminas, minerais e fibras, por causa das frutas frescas'', explica. A especialista conta também que, por ser artesanal, a produção da sobremesa depende de uma equipe pequena e o processo todo - montagem, congelamento e embalagem da paleta - leva em torno de uma hora.

Já Andreia conta que os sabores de maior sucesso são os abrasileirados. Segundo ela, o carro-chefe da Paleteria é a paleta de morango com leite condensado. O sabor de baunilha com brigadeiro também é bem apreciado. Depois desses, os mais populares são paçoca, cereja e amarula. A administradora revela que o negócio não é uma simples venda. ''O objetivo é criar uma nova experiência: mexicana e artesanal, difícil de se encontrar hoje em dia'', esclarece.





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