O objetivo do produto é
proporcionar uma experiência diferente ao público
Reportagem Júlia Ledur
A paleta, sobremesa
mexicana, vem ganhando espaço no mundo gastronômico brasileiro. Em
Curitiba, o sucesso foi praticamente imediato, após a inauguração
da pioneira nacional, a Paleteria, em 2011. Depois disso, outras
quatro lojas surgiram na capital, expandindo a novidade. Uma das
maiores da cidade, a Los Paleteiros, tem duas unidades em Curitiba e
dez no Brasil, e produz 10 mil paletas por dia.
O sorvete mexicano surgiu
na década de 1930 e é uma das sobremesas mais apreciadas no seu
país de origem A iguaria tem alguns diferenciais em relação ao
picolé convencional: não leva qualquer tipo de conservante,
emulsificante ou gordura hidrogenada. Além disso, conta com uma
produção exclusivamente artesanal. Os picolés são montados e
congelados um a um, com frutas frescas e naturais.
A administradora
comercial da Paleteria, Andreia Magalhães, 40, afirma que a produção
em pequena escala é o grande diferencial do produto. ''Nós não
utilizamos nem polpa de fruta congelada'', diz Magalhães. Segundo
ela, o objetivo da experiência é resgatar o prazer de um produto
verdadeiramente natural.
O diferencial do picolé mexicano é a produção artesanal e totalmente natural. (Foto: El Cacto Paleteria) |
Além do modo de produção
e da composição, as paletas se diferenciam também no tamanho –
são maiores que os picolés convencionais – e na consistência.
Produzidas à base de água, frutas, açúcar, creme, também podem
ser recheadas. Para a engenheira de
alimentos Lirian Moreno, o fato de o produto
ser saudável e natural chamou muita atenção para o aumento do
consumo do sorvete. ''Eles possuem uma quantidade maior de vitaminas,
minerais e fibras, por causa das frutas frescas'', explica. A
especialista conta também que, por ser artesanal, a produção da
sobremesa depende de uma equipe pequena e o processo todo - montagem,
congelamento e embalagem da paleta - leva em torno de uma hora.
Já Andreia conta que os
sabores de maior sucesso são os abrasileirados. Segundo ela, o
carro-chefe da Paleteria é a paleta de morango com leite condensado.
O sabor de baunilha com brigadeiro também é bem apreciado. Depois
desses, os mais populares são paçoca, cereja e amarula. A
administradora revela que o negócio não é uma simples venda. ''O
objetivo é criar uma nova experiência: mexicana e artesanal,
difícil de se encontrar hoje em dia'', esclarece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário